Paixão Arde, Desejo Trai

Mostra de Poemas Comentados de Ibernise

Meu Diário
23/01/2018 05h18
Apresentação do Meu Livro”A Espera e o Encontro”

O intercâmbiio cultural é o grande lance deste livro, Brasil (Indiara/Goiás) e Portugal (Barcelos/ Braga) se unem nesta edição de autor, para promoverem a literatura a partir de dois pontos de cultura BlogTok.com e casadapoesia.org.
Portugalidade e Brasilidade são os laços que não se pode esquecer, a cultura entrelaçada que nos corre às veias. A miscigenação e a grandiosidade dos desbravadores, conquistadores, navegadores...
A riqueza da língua Portuguesa.
A luta de portugueses e brasileiros pela liberdade,
O respeito a esta liberdade...
A fraternidade entre os povos lusos, as suas diferenças, as suas riquezas, seus patrimônios e suas partilhas.
O perigo da ameaça global requer mais que nunca que estes povos se redescubram mutuamente, porque são fortes, têm origens enraizadas em regiões que podem ser uma esperança de solução para os problemas do meio ambiente.
Esta é e será sempre uma riqueza desses povos determinados povos irmãos de pátrias e frátrias, assim como um dia começou, assim como deve sempre continuar.
Bastar pensar, ver com a razão e o coração e acreditar.
As dificuldades atuais, cercam o planeta e nos fazem reféns.
Agora, mais que nunca há necessidade de nos unirmos cada vez mais.
Não se abandonam as raízes.
Cuidamos delas para que haja estrutura e sentimento fortes a mover e abraçar com ternura a lusofonia mãe, nação espalhada e reunida num voo de consciência.
Portugalidade o que é? Brasilidade o que e?
Sitios comuns entre um oceano.
Oralidade comum, monumentos.
Pessoas semelhantes e tão diferentes, num berço original.
Patrimônio cultural da humanidade no Brasil e em Portugal, que me dizes quando nos olhas? Que nos falas de tua história rica e airosa?
Dos teus mares que se turvaram com o sangue de teus heróis.
É preciso valorizar este passado de sofrimento, derrotas e vitórias...
De erros e acertos, pois destes ingredientes se faz a história, porque nos revela todo o conteúdo de paixão que move os grandes feitos da humanidade.
Falas muito e de tudo.
Arte que toma conta, invade o peito nas heranças majestosas nas técnicas de manufaturas de artefatos de valor, poesia, pintura, música e a dança, o esporte, tecelagens, cerâmicas, bordados, o teatro em todas as suas manifestações chegando até as modernas tecnologias, as culturas agrícolas e tantos elos maiores e diversificados, impossíveis de quantificar de detalhar...
Tudo num doce e majestoso entrelace em forma do sentimento mútuo, sentimento de reciprocidade entre estas nações.
Povos sofridos, que não perdem a imponência porque vivem no presente este passado de glória e sabe que berço é tudo, portugalidade é berço português, brasilidade o sentir deste berço de forma única e derivada, sentindo o abraço do aconchego, da disposição de continuar a fazer história. Não desistir de lutar...
Portugal amigo, Portugal querido.
Te abraço e te envolvo com o manto que nos destes mesmo antes, e até, na declaração da independência.
Independência amparada durante os seus primeiros passos.
Assim te envolvo com um dos mantos de tua glória, o nosso símbolo maior de brasilidade, a nossa bandeira nacional brasileira, colorida como é o Brasil, colorida como são as nossas relações e nesse abraço, que é história, está contido as cores de tua bandeira, signo maior de tua grandeza.
Esta beleza que é fruto de sentimento de inconformismo diante das adversidades, que nos cercam, mas que nos fazem mais fortes e assim sendo se torna, quiçá mais concreto, exaltando mais beleza no teu panorama doméstico paisagem que fala aos brasileiros e ao mundo, a toda hora, da capacidade de transformação e da força das raízes culturais de um povo-nação.
Portugal e Brasil, aquele abraço... (Ibernise)

In: 'A Espera e o Encontro' Apresentação do Livro/Lançamento 31ª Feira do Livro de Barcelos - 2013.


Publicado por Ibernise em 23/01/2018 às 05h18
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras