Paixão Arde, Desejo Trai

Mostra de Poemas Comentados de Ibernise

Textos


Monólogo Ilógico

 _Adultos são pura hipocrisia. Não têm um pensamento sincero da ponta do cabelo a unha do pé…
_Por que tu achas que os anos vão passando e as pessoas vão ficando frias? Incapazes de um sentimento honesto, sincero.
_Não sei, não.
_Não é uma condição genérica. Há casos e casos. Assim também, como nem todo infante é inocente, puro. Há casos e casos. Aprendeste a lidar com tuas verdades? És capaz de as enfrentar todo tempo e toda hora? Sobrevives pela tua verdade ou pela mentira de cada segundo que vives? Falas somente verdade, fala. Te dou dois minutos…
E tu sabes o que queres? O que te falta? O que desejas realmente. Podes contar aqui e agora? Anunciarias ao mundo? Não? E a hipocrisia? É a tua e a do outro. O infantes menos formados em aprendizagem e os adultos de qualquer idade, bem formados, ou não, são mais convenientes. Conveniência é sempre sinônimo de hipocrisia. Quanto mais conveniente o ser humano, mais virtuoso, e mais hipócrita. Só os loucos são puros, porque conseguiram subverter suas próprias verdades. E se privaram dos seus sonhos, por não mais acreditarem. Por descobrirem, afinal, que quase todos eram impossíveis, e sem asas para voar, dispencaram do alto de suas convenientes mentiras. Não podendo mais sair do chão, perderam a noção, da impureza mais pura, a essência humana.
 _É…
 _Não sentir mais a fruta, nem a desejar, nem saber que o apetite faz buscá-la e quiçá, encontrá-la. Pois apetece-nos comê-la, não interessa se há virtude ou pecado. Apetece-nos amar nossas paixões…
_Egoístas...
_Pronto somos todos egoístas. E sendo egoístas somos fraternos, porque na hipocrisia protegemos a nós e ao outro, o acolhemos em nosso colo, dizemos-lhe o que quer ouvir e damos-lhe o que acredita que temos, sem o termos, ainda assim tendo dado...
_Será que foi isso que Ele nos ensinou quando disse 'amai ao próximo como a ti mesmo'?
_Ah! Já não sei mais nada…

Ibernise.
Barcelos (Portugal), 12OUT2010
Núcleo Temático Filosófico.
Ibernise
Enviado por Ibernise em 12/10/2010
Alterado em 26/08/2013

Música: se o amor se vai - roberto carlos

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras