Paixão Arde, Desejo Trai

Mostra de Poemas Comentados de Ibernise

Textos


UNIVERSO DE LETRAS


Confio no meu amor compartido
Nas reservas de sua intimidade,

Ao conhecer seu próprio sentido
Nas tendências da interioridade...


Primo ethos de subjetiva verdade,
Curioso mundo em letras vertido...

Confio no meu amor compartido
Nas reservas de sua intimidade.


Ligo palavras em ritmo perdido,
Acendo a supremacia da paridade,
Vivo a paz do meu coração ferido...
Respiro os tons fortes da amizade,

Confio no meu amor compartido.


Excerto do Poema Universo de Letras



Quando pensamos a ética,adentramos o sitio do ethos, a sua morada filosófica.Entretanto,tudo se inicia na relação, nas normas de conduta de cada dia, na harmonia das relações interpessoais.Todos estão assim inseridos neste espaço.

 A palavra de honra tem suas raízes fixas no ethos. Palavras que se consolidam antes na lei natural e depois nas doutrinas modeladoras da sociedade moderna.

A poética ao se utilizar das palavras, da ambientação cultural na vertente literária está diretamente, intrinsecamente contida na ética.

Cada poeta, cada compartilhar neste mundo da palavra, das subjetividades figurativas, símiles condicionantes ou incondicionais, livres ou enquadrados, todos convivem neste contexto.

Os gregos compreendiam que o homem habita o ethos enquanto a expressão normativa da sua própria natureza. Ethos sendo parte da natureza humana, torna o ato de pensar sobre si mesmo algo libertador. Conhecer-se no limiar de sua própria intimidade pode conferir aos humanos identidade, leveza de espírito.

Esse impulso é mobilizador,  pode estar contido na inspiração poética, pode estar na emoção que cada poeta se propõe a desencadear na alma do leitor.

A poesia pode ser o pincel usado para pintar cada tela poética e gravar neste panorama, o ethos, na marca do tempo, que o torna mais humano.

Na  teoria critica de T.W. Adorno e M. Horkheimer, a palavra ethos tem a conotação de impulso, natureza do homem, isto é, uma vez processada mediante a atividade humana o ethos, como morada do homem, está posto como pulsional. Assim, sob a forma de impulso, pode mover-se na critica interna a cultura considerando o mito e a história.

Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 11.07.2009.
Inédito nesta data.
*Núcleo Temático Filosófico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.







Ibernise
Enviado por Ibernise em 11/07/2009
Alterado em 10/05/2011
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras