Paixão Arde, Desejo Trai

Mostra de Poemas Comentados de Ibernise

Meu Diário
23/01/2018 05h24
Prefácio do Meu Luvro “A Espera e o Encontro”

Estamos sempre a esperar por algo... É a natureza atemporal do sujeito que nunca consegue viver o seu tempo biológico. Projeta-se porque deseja e deseja porque se projeta.

Isto nada tem a ver com sua natureza animal, no entanto, a base pulsional, instintual deste desejar, é um resquício da sua natureza animal e se sustenta na fantasia, no sonho: encontrar num determinado tempo, e lugar, o objeto do seu desejar.

Sentir o prazer por antecipação ao idear tal encontro. Esta é a maior necessidade do ser humano, e por esta emoção o ser organiza e desorganiza toda sua estrutura afetiva. Nisto demonstra todo o seu equilíbrio, no desequilíbrio que estas sensações desencadeiam. Cuidar do prazer e do desejo, definir o possível e o impossível é sinal de saúde e vitalidade.

A base teórica, onde está assentado este versejar, é freudiana. Assim, o amor é sempre objeto do desejo e a saudade é o ponto que orienta esta busca ininterrupta, pois quando se está perto já se pensa na presença distante, ainda que seja cedo, já se espera pelo próximo encontro, e neste conflito não há tréguas...

Este livro de poemas está dividido em três capítulos, onde cada um deles trafega em uma categoria literária, no Capítulo I temos o Soneto e no Capítulo II temos o Rondel, duas formas poéticas com mais de quatrocentos anos, conservando características básicas conceituais. O Terceiro Capítulo traz em seu bojo, Glosas e poemas entre o romancismo e o pensamento crítico social.

Cada poema obedece ao projeto temático da autora, que é constituído de três núcleos são: Núcleo Temático Educativo, Núcleo Temático Filosófico e Núcleo Temático Romântico. Há uma tendência sutil ao romantismo pós-moderno, sem considerarmos os travões, que noções e conceitos tradicionais costumam acondicionar em caixas.

Aqui há que se deixar fluir o prazer estético, a cada letrinha, a cada palavra que a emoção se propor a desestabilizar, a medida que os versos forem dando conta da narrativa poética, percorrendo suas memórias e interagindo com suas experiências, este é objetivo maior, esta é a poesia de viver a leitura. Em cada poema uma viagem, em cada viagem um toque de sensibilidade, este é o x da questão, na equação simples que é amar e se sentir amado. 

(In: Prefácio do Livro 'A Espera e o Encontro' lançamento 2013 de Ibernise. Barcelos/Portugal/31ªFeira do Livro de Barcelos.)


Publicado por Ibernise em 23/01/2018 às 05h24
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras